2022
A convite da Companhia Nacional de Bailado, cria «Deste Mundo e do Outro».
Cria «A minha história não é igual à tua” para o projeto Corpoemcadeia da Companhia Olga Roriz.
Cria «Pas-d’agitation» para a Companhia Olga Roriz.
.
2021
A convite do festival Óperafest Lisboa encena a ópera «Madama Butterfly».
Estreia a curta-metragem «A Casa» pela Companhia Olga Roriz, com realização da coreógrafa.
Cria «Insónia» para a Companhia Olga Roriz.
Apresenta a 2ª edição do projeto «Interferências» da Companhia Olga Roriz.
.
2020
Celebra os 25 anos da Companhia Olga Roriz com: estreia da peça «Seis meses depois» no Teatro Nacional D. Maria II; lançamento do livro «Companhia Olga Roriz | 25 Anos» também no TNDMII; estreia do documentário «Autópsia | Percurso de uma criação» no São Luiz Teatro Municipal, com realização de Henrique Pina.
.
2019
É condecorada com a Medalha de honra da SPA – Sociedade Portuguesa de Autores.
Recebe o prémio SMA – Semana Arte Mulher Artes e Espetáculos, atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz.
A convite do Teatro Nacional de São Carlos encena as óperas «O Castelo do Barba Azul» de Bélla Bartok e «A voz humana» de Poulenc no CCB – Centro Cultural de Belém.
Integra a instalação holográfica de António Cabrita e São Castro/Companhia Paulo Ribeiro.
Cria «Autópsia» para a Companhia Olga Roriz.
1ª Edição do Festival «Interferências», um apoio à criação para artistas emergentes da Companhia Olga
Roriz.
.
2018
Recebe prémio SMA-Semana Arte Mulher Artes e Espetáculos, atribuído pela Câmara Municipal da Figueira da Foz
Cria A meio da noite para a Companhia Olga Roriz
.
2017
Recebe o doutoramento Honoris Causa, por distinção nas artes, pela Universidade de Aveiro
Cria Síndrome para a companhia Olga Roriz
.
2016
É distinguida com o prémio Mulheres Mais Influentes de Portugal pela revista EXECUTIVA
Cria Antes que matem os Elefantes para a Companhia Olga Roriz.
A Companhia Nacional de Bailado faz uma digressão pela Alemanha com a sua peça Orfeu e Eurídice.
.
2015
A Companhia Olga Roriz comemora 20 Anos de existência e 40 anos de carreira da coreógrafa.
Vasta digressão nacional com a apresentação de 8 peças do seu repertório.
Digressão da Companhia a Moçambique e Coreia do Sul.
Remontagem de Treze gestos de um corpo e Pedro e Inês para a Companhia Nacional de Bailado.
.
2014
Cria Orfeu e Eurídice para a Companhia Nacional de Bailado.
Cria Terra e remonta, Os olhos de Gulay Cabbar para a Companhia Olga Roriz.
Para a Companhia Paulo Ribeiro, Bits&Pieces.
Exposição e vídeo O Chiado da Dramaturgia e da Performance, Lisboa-Paris-Marselha.
.
2013
Cria o solo A Sagração da Primavera.
Digressão ao Brasil de A Cidade.
Inaugura o projeto de formação FOR Dance Theater.
Cria com João Rapozo o vídeo dança Eurídice.
.
2012
Cria A Cidade, Cenas e Present in Progress para a Companhia Olga Roriz.
Remonta A Sagração a Primavera no Ballet Guaira, Brasil.
Digressão internacional de Nortada a Macau.
Recebe o Prémio União Latina.
.
2011
Cria Pets para a Companhia Olga Roriz.
Para a Companhia Nacional de Bailado criou Noite de Ronda e um solo para a criação coletiva, Uma Coisa em Forma de Assim.
.
2010
Cria para a Companhia Olga Roriz o solo Electra, A Sagração da Primavera para um elenco de 21 bailarinos e realiza o filme Interiores.
Cria o solo Blind Date.
Faz a direção e conceção musical do espetáculo Aldina Duarte por Olga Roriz.
.
2009
Cria para a Companhia Olga Roriz as peças Nortada, Interiores e Solos.
Digressão internacional de Pedro e Inês pela Companhia Nacional de Bailado a Moscovo, Bangkok e São Paulo.
.
2008
Lançamento do livro “Olga Roriz” editado pela “Assírio&Alvim e escrito por Mónica Guerreiro.
Cria “Inferno” para a Companhia Olga Roriz.
Recebe o Grande Prémio da Sociedade Portuguesa de Autores / Millenium Bcp.
.
2007
Remonta “Trezes Gestos de um Corpo” para a Companhia Nacional de Bailado.
Remonta “Lágrima” para a Companhia Nacional de Bailado.
Cria “Paraíso” para a Companhia Olga Roriz.
Estreia a curta-metragem “A Sesta” na Quadrienal de Praga.
.
2006
Estreia o seu 1º filme “Felicitações Madame”.
Cria “Daqui em Diante” para a Companhia Olga Roriz.
Remonta “Os Sete Silêncios de Salomé” para a Companhia Nacional de Bailado.
.
2005
Celebra 30 anos de carreira como bailarina, 10 anos da Companhia Olga Roriz e 50 anos de idade.
Cria “Felicitações Madame”, partes I, II e III para a Companhia Olga Roriz, as quais foram integralmente filmadas com realização da coreógrafa.
Cria “O Amor ao Canto do Bar Vestido de Negro” para a Companhia Olga Roriz.
.
2004
Cria “Confidencial” para a Companhia Olga Roriz.
Cria 2 coreografias, “By me” e “Cariátides” para a Escola Superior de Dança.
Apresenta no Porto e em Lisboa uma retrospectiva de 5 Peças do repertório da Companhia.
Digressão da Companhia em Portugal.
É condecorada com a insígnia da Ordem do Infante D. Henrique / Grande Oficial pelo Presidente da Republica, pela sua carreira e enriquecimento da cultura portuguesa.
“Pedro e Inês” é filmado pela RTP com realização de Rui Simões.
.
2003
Cria “Jump-up-and-kiss-me” para a Companhia Olga Roriz.
Digressão da Companhia em Portugal e Cabo Verde.
É galardoada com o Prémio Almada atribuído pelo Instituto das Artes pela peça “Pedro e Inês”.
A convite da Companhia Nacional de Bailado, cria “Pedro e Inês”.
Início da residência da Companhia Olga Roriz no Teatro Camões.
Remontagem de 5 Produções do repertório da Companhia.
.
2002
Cria “Não Destruam os Mal-me-queres” para a Companhia Olga Roriz.
Cria “Stand By” para a Escola Superior de Dança.
Digressão da Companhia em Portugal.
Pela ocasião do 20º aniversário da carreira coreográfica , foram editados em vídeo uma colecção de 10 peças da Companhia, realizados por Rui Simões em co-produção com a Real-Ficção.
.
2001
Remonta “Treze gestos de um corpo” no Teatro Alla Scala Milão-Itália.
Cria “Código md8” para a Companhia Olga Roriz.
Digressão da Companhia em Portugal e França.
Estreia-se como actriz na peça “Escadas tortas sem corrimão” de Carlos Gomes.
.
2000
A convite da directora artística volta ao Ballet Gulbenkian, onde cria para todo o elenco uma peça baseada numa visão retrospectiva pessoal, “F.I.M. – Fragmentos/Inscrições/Memórias”.
Cria “Os Olhos de Gulay Cabbar” para a Companhia Olga Roriz.
.
1999
Digressão da Companhia em Portugal e Brasil.
Remonta “Sete silêncios de Salomé” no American Reportory Ballet em Nova York-EUA.
Remonta “Treze gestos de um corpo” no Maggio Musical Fiorentino em Florença-Itália.
Encena a peça de teatro “Crimes Exemplares” de Max Aub para o Teatro Plástico-Porto.
.
1998
Cria “Anjos, Arcanjos, Serafins, Querubins,…e Potestades” e “Propriedade Pública” para a Companhia Olga Roriz.
Digressão da Companhia em Portugal e E.U.A..
.
1997
Cria “Cenas de Caça II” e “Start and Stop Again” para a Companhia Olga Roriz.
Digressão da Companhia em Portugal, Açores e Alemanha.
Encena a ópera “Persephone” de Igor Stravinsky para o Teatro Nacional de S.Carlos.
.\
1996
Cria “Propriedade Privada” para a Companhia Olga Roriz.
Digressão da Companhia em Portugal, Polónia, Alemanha e Itália.
.
1995
Em Fevereiro funda a sua própria companhia – Companhia Olga Roriz.
Estreia da Companhia no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Apresenta “Introdução ao Princípio das Coisas II” e “Finis Terra II” na Companhia Olga Roriz.
.
1994
Cria para a CDL “Introdução ao Princípio das Coisas” e “Finis Terra”.
2º Prémio do Concurso de dança Suzanne Dellal em Tel Aviv-Israel, com “Cold Hands”.
Em Outubro demite-se do cargo de Directora Artística da CDL.
.
1993
A convite do English National Ballet-Londres, cria “The seven silences of Salome”, o qual foi premiado como melhor coreografia do ano pela Revista Londrina Time-Out.
Cria “Passagens II” para o Ballet Gulbenkian.
Em Maio assume a Direcção Artística da Companhia de Dança de Lisboa – CDL, convertendo-a numa Companhia de autor.
Cria para CDL “Cenas de Caça”.
.
1992
Remonta “Treze gestos de um corpo” no Ballet Nacional de Espanha-Madrid.
Cria para a Rádio Televisão Portuguesa o solo “3 Árias para Callas”.
Cria “Passagens I” para a Companhia de Dança Contemporânea.
.
1991
Cria para o Ballet Gulbenkian “Cavaleiros da noite” e “Duelo”.
Remonta “After the Party” para os Ballets de Monte Carlo no Mónaco.
.
1990
É nomeada Coreógrafa Principal do Ballet Gulbenkian.
Cria para o Ballet Gulbenkian “Isolda” e “Idmen B”.
Estreia nos Encontros ACARTE o seu 3º solo “In-fracções” e também para o ACARTE o 4º solo “Variações Coldberg”.
Remonta “Treze gestos de um corpo” no Ballet Teatro Guaira em Curitiba-Brasil.
Recebe uma bolsa de estudo para um estágio coreográfico dirigido por Karine Saporta no Tanz Fabrik em Berlim.
.
1989
Cria “Traição Opus 27 de Giulieta Guicciardi” para o Ballet Gulbenkian.
Estreia em Rennes – França o seu 2º solo “Jardim de Inverno”.
.
1988
É promovida a 1ª bailarina do Ballet Gulbenkian.
Prémio de melhor coreografia com “Presley ao Piano” para o Ballet Gulbenkian.
1º Prémio do concurso de dança de Osaka-Japão, com “After the Party”.
Inicia o seu trabalho a solo com “1988” para o Centro de Arte Moderna da Gulbenkian.
.
1987
Cria para o Ballet Gulbenkian “Violoncelo não acompanhado em suite de luxo”. Prémio de melhor corografia com “Treze gestos de um corpo” para o BalletGulbenkian.
.
1986
Cria para o Ballet Gulbenkian “Terra de ninguém”, “Espaço Vazio” e “Casta Diva”.
Prémio de melhor coreografia com “Espaço Vazio” para o Ballet Gulbenkian.
.
1985
Recebe uma bolsa de estudo para fazer um estágio em Den Haag com Jiri Kylian.
Cria para o Ballet Gulbenkian “Terra do Norte”.
Prémio de melhor coreografia com “Terra do Norte” para o Ballet Gulbenkian.
É promovida a bailarina solista do Ballet Gulbenkian.
A convite da Companhia Nacional de Bailado cria “As Troianas”.
.
1984
Recebe uma bolsa de estudo para fazer o Curso para Coreógrafos e Compositores em Sussex-Inglaterra, dirigido por Alwin Nikolais.
Cria para o Ballet Gulbenkian: “O Livro dos Seres Imaginários” e “Três canções de Nina Hagen” e para o Dança Grupo “Cadência” e o solo “Incerto-Exacto”.
.
1983
Cria mais duas coreografias “Lágrima” e “Sonatina nº1” para o Atelier Coreográfico do Ballet Gulbenkian.
Prémio de melhor coreografia com “Três canções de Nina Hagen” para o Ballet Gulbenkian.
.
1982
Prémio da melhor coreografia com “Encontros”, criada para o Ballet Gulbenkian.
.
1981
Cria a sua 4ª coreografia “Abstracções” para o Atelier Coreográfico do Ballet Gulbenkian.
.
1980
Cria a sua 3ª coreografia “Duas Vozes” para o Atelier Coreográfico do Ballet Gulbenkian.
.
1979
Cria a sua 2ª coreografia “Invisíveis Limites” para o Atelier Coreográfico do Ballet Gulbenkian.
.
1978
Cria a sua 1ª coreografia “Que loucos que somos! Tu não és?” para o Atelier Coreográfico do Ballet Gulbenkian.\
.
1976
Integra o elenco do Ballet Gulbenkian, dirigido por Jorge Salavisa.
.
1975
Inicia a sua colaboração como bailarina no Ballet Gulbenkian dirigido por Carlos Trincheiras.
.
1974
Termina o Curso da Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.
.
1970
Ingressa na Escola de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa.
.
1965
Inicia a participação no corpo de baile de todas as temporadas de Ópera do Teatro Nacional de S.Carlos.
.
1963
Continua os estudos na Escola de Dança do Teatro Nacional de S.Carlos, com a professora Ana Ivanova e David Boswell.
.
1959
Inicia os seus estudos de dança em Lisboa com Margarida de Abreu.
.
1955
Nasce a 8 de Agosto em Viana do Castelo